Make your own free website on Tripod.com
          Segundo o dicionário Aurélio, antologia é sinônimo de "analecto, crestomatia, florilégio, espicilégio e seleta"; nomes que, simplificadamente, significam "coleção de  trechos em prosa e/ou em verso". A antologia que elaboramos é uma reunião de textos de alguns dos grandes nomes da  literatura, sobretudo brasileira e portuguesa. Ela é também digital pois, diferentemente dos livros comuns, o acesso aos textos nela reunidos é feito por computador. Mas o que diferencia esta antologia das demais é que, além de ler poemas e trechos de contos e romances, além de obter informações dos autores que os escreveram, você poderá ouvir as nossas vozes. É isso mesmo. Lemos e gravamos todos os textos e, agora, você poderá ouvi-los.
          Este trabalho foi sugerido pelo professor José Roberto de Andrade  (gramática e redação) que, juntamente com a professora Inês Freeman (literatura), definiu os autores que figuram na antologia e nos orientou. Nós nos encarregamos de sua organização e elaboração. Primeiro definimos os seguintes temas para nortear a seleção dos textos: amor e ódio. Escolhemos esses temas porque são universais e, por isso, freqüentemente abordados pelos escritores. Definidos os temas, tratamos de selecionar  e preparar os textos para serem lidos em sala, durante as aulas. Embora as leituras tenham sido realizadas em classe, decidimos, por questões técnicas, gravá-las em casa, em fita cassete. Realizamos o trabalho de abril a agosto, mês em que as gravações foram digitalizadas e, junto com os textos e as biografias, reunidas nesta antologia. A organização do trabalho esteve a cargo de um grupo de 9 alunos (para saber seus nomes, basta clicar em "Produção"), mas todos da sala participaram da escolha dos temas, da seleção e da digitação dos textos e de pelo menos uma das leituras.
           É claro que você encontrará falhas em nosso trabalho, principalmente de digitação e de leitura - nem todos têm a mesma habilidade com os dedos ou com as cordas vocais. Mas isso não tira o brilho desta antologia, nem nos dá menos prazer de apresentá-la a você. Consideramos que esta  Antologia Digital não é apenas mais um trabalho escolar. Realizá-la, além de nos aproximar da boa literatura, nos ajudou a amadurecer. Por isso não teremos receio das críticas que você fizer. Elas nos estimularão a melhorar cada vez mais.
          Agradecemos a sua visita e esperamos que você aprecie os textos e as leituras aqui reunidos.
São Paulo, 23 de Agosto de 2000.
Alunos do 2º H do Colégio Campos Salles.