Make your own free website on Tripod.com

Clarice Lispector

Biografia | Obra: Poema(novela)

Biografia
Clarice Lispector, escritora brasileira de origem ucraniana (1925-1977). Criadora de uma linguagem revolucionária, é um dos grandes nomes da segunda fase do modernismo. Vem da Ucrânia para o Brasil recém-nascida e é levada pela família para o Recife. Em 1934, muda-se para o Rio de Janeiro.
Escreve o primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, aos 17 anos. Em livros como A Maçã no Escuro (1961), A Paixão Segundo GH (1964), Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (1969) e A Hora da Estrela (1977) explora a subjetividade, o fluxo da consciência e rompe com o enredo factual.

Trecho da Novela: A hora da estrela


Clarice Lispector

(...)
Ela era calada (por não ter o que dizer) mas gostava de ruídos. Eram vida. Enquanto o silêncio da noite assustava: parecia que estava prestes a dizer uma palavra fatal. Durante a noite na rua do Acre era raro passar um carro, quanto mais buzinassem, melhor para ela. Além desses medos, como se não bastassem, tinha medo grande de pegar doença ruim lá embaixo dela - isso, a tia lhe ensinara. Embora os seus pequenos óvulos tão murchos. Tão, tão. Mas vivia em tanta mesmice que de noite não se lembrava do que acontecera de manhã. Vagamente pensava de muito longe e sem palavras o seguinte: já que sou, o jeito é ser. Os galos de que falei avisavam mais um repetido dia de cansaço. Cantavam o cansaço. E as galinhas, que faziam elas? Indagava-se a moça. Os galos pelo menos cantavam. Por falar em galinha, a moça às vezes comia num botequim um ovo duro. Mas a tia lhe ensinara que comer ovo fazia mal para o fígado. Sendo assim, obedientemente adoecia, sentindo dores do lado esquerdo oposto ao fígado. Pois era muito impressionável e acreditava em tudo o que existia e no que não existia também.
(...)

 

Parar

Play/Pause

Diminuir Volume

Aumentar Volume


  Clique "Play" para ouvir a leitura...

topo da página

bibliografia: