Make your own free website on Tripod.com

Jorge de Lima

Biografia | Obra: Eternidade

Biografia
Jorge Matheos de Lima nasceu no dia 23 de abril de 1895 em União dos Palmares, Estado de Alagoas . Em 1911 ingressou na Faculdade de Medicina em Salvador, na Bahia, mas depois transfere-se para o Rio de Janeiro, onde se forma aos vinte anos, defendendo a tese de higiene urbanística.
Em 1922, Jorge de Lima voltou à Maceió, onde foi reconhecido “o príncipe dos poetas alagoanos”, pela publicação de seu livro de estréia XIV Alexandrinos, foi eleito deputado estadual na legenda do Partido Republicano alagoano. Em 1930 exilado político, vem fixar resistência no Rio de Janeiro, abrindo consultório médico em Cinelândia. Ganhou vários prêmios, entre eles o “Grande Prêmio da Academia de Letras” com o seu livro de poetas: A Túnica Inconsútil.
Em 1948 é eleito presidente da Câmara dos Vereadores, mas um ano depois decide abandonar a política, após uma tentativa de reeleição à Câmara Municipal, dedicando-se melhor à Clínica Médica e assumindo a cátedra de literatura da Universidade do Brasil e da Universidade Católica. É homenageado em Recife pela intelectualidade local, e em Maceió, aonde vai após de 23 anos de exílio político.
No dia 15 de novembro de 1953 , morre Jorge de Lima, em sua residência.

Eternidade


Jorge de Lima

Ele reviu-se :
não era mais
nem corpo
nem sombra
nem escombros.

Como foi isso?
Tudo irreal:
um barco
sem mar
a boiar.

Ele sentiu-se:
recomeçava.
Vivera
Morrendo
Numa estrela.

Ele despediu-se
de quê ?
De tudo
que amara.
Surdo-mudo
cegara.
Agora vê.

 

Parar

Play/Pause

Diminuir Volume

Aumentar Volume


  Clique "Play" para ouvir a leitura...

topo da página

bibliografia: