Make your own free website on Tripod.com

José Saramago

Biografia | Obra: As palavras de amor

Biografia
José Saramago nasceu em 16 de Novembro, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo. Em 1929 ele se inscreveu na Escola Primária da Rua Martins Ferrão e descobre, um erro na sua certidão de nascimento. O funcionário do Registo acrescentou Saramago(acunha da família) como seu apelido. Assim José é o primeiro Saramago da família Meirinho Sousa. Casou-se com a pintora Ilda Reis e em 1947 nasce sua primeira filha, Violante.
Clarabóia é uma novela que nunca foi publicada, esta obra continua inédita, apesar da editora que a havia recusado, lhe ter feito uma proposta de edição passado 40 anos. Em 1950 ele trabalhou na Campanhia de Seguros Previdente, mas Saramago acaba abandonando seu trabalho na Companhia de Seguros e passa a trabalhar, em exclusivo, na Editorial Estúdios Cor, onde ocupa o lugar de editor literário, deixado vago por Nataniel Costa.
Depois de vinte anos seu primeiro livro "Os poemas possíveis" é editado. José Saramago publicou muitos romances e umas das obras mais vendidas foi Memorial do Covento, que o consagra internacionalmente.

As palavras de amor


José Saramago

Esqueçamos as palavras, as palavras:
As ternas, caprichosas, violentas,
As suaves de mel, as obscenas,
As de febre, as famintas e sedenas.

Deixemos que o silêncio dê sentido
Ao pulsar do meu sangue no teu ventre:
Que palavra ou discurso poderia
Dizer amar na língua da semente?

 

Parar

Play/Pause

Diminuir Volume

Aumentar Volume