Make your own free website on Tripod.com

Lima Barreto

Biografia | Obra: A mulher brasileira | Obra: Elogio da Morte

Biografia
Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro a 13 de maio de 1881; seu pai era português e sua mãe escrava .
Lima Barreto deve ser estudado como um pré-modernismo por sua visão da realidade brasileira: é consciente de nossos verdadeiros problemas, ao mesmo tempo que critica aquele nacionalismo ufanista , exagerado , utópico , herança romântica .
Por outro lado , o estilo de Lima Barreto , tão duramente criticado pelos ainda parnasianos de sua época, é outro ponto de contato com o modernismo:é leve , fluente , propositadamente frouxo para os padrões do final do século 19 ;aproxima-se da linguagem jornalística , estilo que faria escola entre vários autores após 1922 .

Trecho de: "A mulher brasileira"


Lima Barreto

É de uso que, nas sobremesas, se façam brindes em honra ao aniversariante, ao par que se casa, ao infante que recebeu as águas lustrais do batismo, conforme se tratar de um natalício, de um casamento ou batizado. Mas, como a sobremesa é a parte do jantar que predispõe os comensais a discussões filosóficas e morais, quase sempre, nos festins familiares, em vez de se trocarem idéias sobre a imortalidade da alma ou o adultério, como observam os Goncourts ao primeiro brinde se segue outro em honra à mulher,à mulher brasileira.

 

Parar

Play/Pause

Diminuir Volume

Aumentar Volume